Com a chegada do outono e inverno surgem também as gripes e resfriados. O que a sua empresa está fazendo para evitar a proliferação desses vírus?
Ambientes limpos fazem a diferença no combate à proliferação de doenças. Locais de trabalho, de alimentação e lazer devem também fazer a sua parte, fazendo a desinfecção de suas instalações e assim, evitando a propagação dos vírus.
Pelo fato de ter muitas pessoas circulando e tocando os objetos ao redor o tempo todo, os ambientes públicos devem passar por constantes limpezas e desinfecções.
Por onde começar?
Para garantir a segurança e saúde de todos, sua empresa precisa estar atenta á estes 8 pontos importantes:
1.Fazer limpezas periódicas utilizando produtos e equipamentos adequados;
2.Fazer a desinfecção das áreas coletivas;
3.Desinfetar tudo que for muito tocado como: mesas, cadeiras, menus, maçanetas, interruptores, enfim, dependendo da empresa os objetos podem variar muito.
Dica: Antes da limpeza você pode fazer um levantamento em forma de checklist e na hora da limpeza consultar a lista para garantir que tudo foi higienizado;
Veja como você pode criar e utilizar um checklist de limpeza, ou faça o Download grátis de um checklist de limpeza para seu restaurante aqui!
4.Utilizar desinfetantes adequados para as áreas higienizadas;
5.Respeitar as aplicações e tempo de exposição dos desinfetantes;
6.Verificar a necessidade de outras formas de higienização como, por exemplo, limpadores a vapor para estofados, cortinas, tapetes, entre outros;
7.Atenção especial ao banheiro. A desinfecção deve cobrir o ambiente inteiro, até mesmo interruptores de luz;
8.Mantenha álcool em gel disponível para que equipe e clientes como uma forma de higiene rápida das mãos.
Desinfetar de forma eficiente
Para que a sua desinfecção ocorra exatamente da maneira esperada, ou seja, reduzindo a quantidade de microrganismos á níveis seguros, é preciso seguir algumas recomendações essenciais.
Veja a seguir os fatores que você precisa verificar e respeitar para que consiga eliminar os germes:
Limpeza prévia
Fazer uma limpeza antes da desinfecção, com um produto de ação detergente, que remova restos e resíduos é importante. Esta etapa evita que os micro-organismos fiquem acumulados e aderidos ao detrito e não sejam eliminados na desinfecção.
Dureza da água
A chamada “água dura” que é a água que possui muitos sais minerais em solução pode reduzir a eficácia de desinfetantes, além de contribuir para incrustação de calcário em superfícies diversas.
Concentração do desinfetante
A diluição do desinfetante deve ser sempre a indicada no rótulo ou ficha técnica do produto, segundo recomendações do fabricante. Cada produto possui uma formulação e concentração diferente, e isso irá interferir no resultado final, na eliminação dos germes.
Tempo de exposição
Esse é o tempo que o produto deve ficar sobre a superfície agindo. Esse tempo também deve ser respeitado conforme as indicações do fabricante.
Quer saber mais sobre como desinfetar de forma eficaz? Veja nosso post sobre desinfecção!
Você pode verificar estes itens apenas uma vez e depois anotá-los em uma lista junto com o nome do produto que utiliza. Dessa forma a informação fica agrupada e está disponível para qualquer outra pessoa da equipe de limpeza que precisar.
Realizando limpezas e desinfecções eficientes você consegue garantir que sua equipe e seus clientes possam desfrutar de um ambiente seguro em qualquer época do ano!
Icons by Flaticon