Trabalhar com diluições às vezes pode ser confuso. Especialmente se não temos experiência com o assunto.
A embalagem indica uma diluição especifica, mas quais são os passos? Quanto de água e de produto você deve colocar?
Os produtos de limpeza concentrados podem te ajudar a economizar muito se a diluição estiver correta. Por isso fazer esse processo da maneira adequada é muito importante.
Vamos te mostrar um jeito fácil e prático de fazer isso.
Como identificar que diluição preciso fazer?
Muitos produtos tem que ser diluídos antes do uso. É muito importante para saúde e segurança que a diluição seja feita da maneira certa. Muitos produtos usam razões para informar quanto de produto deve ser adicionado à água.
Diluir significa medir uma porção de produto e adicioná-la na água, diminuindo a concentração dele.
Quando a diluição for por razão (na maioria dos produtos é) o número menor sempre representa o produto químico concentrado e o número maior o volume de água no qual ele deve ser diluído. Usar as quantidades ao contrário (menor para água, maior para produto) causa um enorme desperdício e outras consequências como acúmulo de produto nas superfícies e danos causados pela alta concentração de químicos.
Uma razão de 1:10 significa que você deve adicionar 1 parte de produto em 10 partes de água.
Uma razão de 1:50 significa que você deve adicionar 1 parte de produto em 50 partes de água.
Como fazer a diluição?
Mas como saber quanto de água e de produto você deve colocar no seu balde ou borrifador?
O cálculo adequado para fazer as diluições no dia a dia é a maneira “oficial”, como as regras de química geral indicam que as diluições sejam feitas.
O método oficial resulta em quantidades exatas de produto e água que devem ser utilizadas. Isso é excelente do ponto de vista teórico, mas quase impraticável do ponto de vista prático.
Alguns cálculos resultam em diluições como: 198mL de produto para 19.802mL de água. Mas é muito raro um local que tenha materiais de precisão para diluir ao nível que essas diluições indicam.
Levando em consideração o cotidiano da maioria do pessoal que precisa fazer diluição de produtos de limpeza nas suas empresas, usamos geralmente o cálculo como base, mas arredondamos o valor final para resultados com valores mais amigáveis para as diluições, algo possível de conseguir em medidores comuns.
Fazendo a diluição certa
Veja como fazer sua diluição em 3 passos simples.
Passo 1: Quanto de solução você precisa?
Verifique quanto de solução é preciso para fazer a sua limpeza. Por exemplo, se você tem um balde de 20L e gostaria de fazer mais ou menos essa quantidade, podemos partir daí.
Usando esse balde então, vamos fazer 20L de solução com o seu produto de limpeza. Mas primeiro, precisamos transformar essa quantidade de Litro para mL.
1L é igual a 1.000mL então 20L é igual a 20.000mL
Passo 2: Qual é a diluição?
Veja no rótulo do produto ou na ficha técnica qual é a diluição recomendada. Vamos dizer que aqui nesse exemplo seja 1:10.
Isso significa que são 11 partes: 1 parte de produto + 10 partes de água (nesse cálculo você deve somar as razões).
Passo 3: Fazendo as contas
Agora você deve dividir o volume total da solução, que são os 20.000mL que vimos no passo 1, pelo número de partes, 11, encontrado no passo 2.
20.000/11 = 1.818mL
Isso significa que você vai precisar de 1.818mL de produto concentrado.
Agora você deve pegar o volume total da solução, 20.000mL e diminuir o volume de produto encontrado, para saber quanto de água você precisa.
20.000-1.818 = 18.182mL
Isso significa que você precisa de 18.182mL de água.
Então, agora você sabe que precisa colocar no seu balde de 20L 18.182mL de água e depois adicionar 1.818mL de produto.
Você pode usar baldes ou copos medidores para fazer as diluições
Dica: Se você sempre usa o mesmo recipiente para diluir o mesmo produto, pode fazer marcações de onde encher até de água e outra de onde encher até de produto. Assim só precisa calcular uma vez
Agora se você realmente não quer ficar fazendo contas faça o download grátis da nossa Planilha para diluição de produtos – Guaira Clean! Ela calcula o volume de água e de produto que você precisa usar automaticamente.
Lembre-se:
- Sempre verifique as instruções para a diluição dos seus produtos de limpeza
- Sempre coloque a água primeiro e adicione o produto depois
- Alguns produtos tem diluições diferentes para cada aplicação. Verifique antes de usar
- Use o mesmo tipo de medida para a água e para o produto. Ex: Só o balde ou só o copo medidor, para evitar divergência na medição
- Você pode diluir os produtos e usá-los em borrifadores prontos para uso.
- Quando diluir os produtos e armazenar, coloque um rótulo ou escreva na nova embalagem com caneta permanente o nome do produto a diluição que foi feita e a data.
Apesar de sabermos que os produtos devem ser diluídos e sabermos a diluição deles, às vezes ficamos tentados a deixar a solução mais forte, acreditando que terá um resultado melhor. Nessas situações, resista! rsrs A diluição já é indicada pelo fabricante para te dar o melhor resultado e evitar acidentes.
Fazer uma solução mais forte do que o recomendado pode causar alguns problemas, alguns deles são:
- Danificação de materiais pela alta concentração dos produtos químicos
- Ineficiência de produtos que precisam de água para ação
- Acúmulo de produtos nas superfícies
- Dificuldade de remoção do produto das superfícies
- Manchas pela alta concentração de produto
- Desperdício de produtos de limpeza
- Aumento do custo com produtos devido ao desperdício
Tenha essas informações na cabeça ou imprima e tenha nas mãos mesmo da próxima vez que for diluir seus produtos. Não esqueça de sempre seguir as recomendações do fabricante para garantir sua segurança, economia e máxima performance!
Muito boa essa planilha, eu adorei!
Obrigado por compartilhar, ainda mais sem custo algum.
Que bom que a planilha te ajudou e Obrigada pelo seu apoio, Ericson!
Abraço,
Bianca
não consegui acrescentar dados na lateral esquerda, como nome do produto, tendo em vista que a quarta linha da primeira coluna travou pedinho senha para desbloqueio.
Oi, Jorge
Testamos a planilha aqui novamente (fazendo o download e alterando os campos) e após “habilitar a edição” pelo excel é possível fazer alteração dos nomes dos produtos, adicionar novos nomes abaixo e mudar dos dados da diluição também.
Qualquer coisa, mostra pra gente o problema no whatsapp que tentamos resolver: (41)99792-2244
Abraço,
Bianca