Estamos passando por um momento único e isso requer cuidados especiais.

 

Os restaurantes e demais cozinhas servindo alimentos, além de todo cuidado usual que já estão acostumados, precisam prestar atenção e se policiar para que tudo além de limpo, seja desinfetado.

 

Mais do que nunca os clientes e equipe precisam se sentir seguros no seu comércio para terem confiança e consumirem.

Para garantir que tudo esteja dentro dos padrões de segurança e evitar contaminações na sua empresa, veja como operar e fazer limpezas na sua cozinha comercial.

 

higiene e limpeza de empresas

 

Atenção aos locais onde os clientes passam

Para conseguir montar um esquema que te ajude a manter todo mundo seguro, você vai ter que rever toda a sua operação.

Dessa forma, sabendo o passo a passo desde quando o cliente chega, até quando ele sai, podemos avaliar as tarefas que são realizadas, os materiais que são usados/tocados, verificar onde estão os riscos e aí podemos determinar as ações a serem implantadas, corrigidas ou eliminadas.

Então começamos fazendo um passo a passo do caminho do cliente. Dependendo de como o seu atendimento está acontecendo agora poderá ter mais ou menos passos.

É claro que no caso de locais atendendo apenas para retirada no balcão o trabalho será menor. Se você está atendendo internamente, no salão, então terão mais atividades e a limpeza precisará ser completa e minuciosa.

Vejamos um restaurante que está atendendo internamente, os passos poderiam ser os do exemplo a seguir:

-Chegada

-Espera

-Mesa

-Saída

E assim, a cada um desses passos seriam incluídos o local e os objetos e superfícies que precisam ser lembrados durante a limpeza.

Chegada/ espera – recepção

Limpar e desinfetar:

  • Pisos
  • Paredes
  • Balcões
  • Cadeiras/sofás
  • Bancadas

 Deixar disponível: Álcool gel, lenços, lixeiras

*Lembre-se que mesmo você não sabendo, pessoas doentes podem ir ao seu restaurante. Então, deixe lenços e lixeiras para que as pessoas possam fazer uso e descarte no próprio local.

 

restaurante limpeza 

 

Esse passo a passo já é uma grande ajuda para sua limpeza porque vai te ajudar a ver e listar tudo que precisa ser limpo. Pegue essa listagem e use para guiar a equipe na hora da limpeza, assim nada vai passar batido.

Para ver como fazer a limpeza desses locais e objetos veja os nossos posts da série sobre coronavírus: Como fazer a limpeza corretamente e  Como fazer a desinfecção do trabalho e de casa

 

 

Atenção ao backstage

Depois que o cliente sai, ainda precisamos prestar muita atenção porque mesmo quando as pessoas saem, os vírus podem ficar para trás.

 

1.Louças

As louças devem ser tratadas exatamente como um material contaminado. Se uma pessoa estiver doente com certeza vai deixar os vírus em talheres, copos, pratos e guardanapos que ficarem na mesa, porque esses utensílios entram em contato com a saliva.

Numa cozinha comercial tudo deve ser pensado antes de ser feito, afinal um simples descuido pode resultar em perigos a saúde dos clientes e da equipe da cozinha.

Portanto, deixe as louças sujas e materiais contaminados em uma área da cozinha onde não tenham contato com as louças já limpas. Tudo que está sujo deve ficar de um lado e os limpos do outro, bem separados.

Sempre falamos aqui no blog sobre a importância das lava-louças industriais nas cozinhas e no momento atual, elas se tornam cruciais para a higienização segura de louças.

Sendo assim, todas as louças e copos usados pelos clientes devem ser lavados usando a forma mais segura que existe de lavagem, que é na lava-louças industrial.

 

 

A alta temperatura que água atinge nesses equipamentos além do uso de detergentes superconcentrados auxilia a fazer uma limpeza excelente nos pratos, talheres, copos e tudo mais que for lavado nela.

Além disso são incrivelmente rápidas e a alta temperatura – mais a ajuda do secante – permitem que as louças sequem rapidamente após a lavagem. Isso elimina a necessidade de enxugar a louça, que é uma etapa que também traz alto risco de contaminação.

Esqueça os panos de pratos! Os riscos de usá-los agora são altos demais para serem tolerados.

 

 

2.Pias e superfícies de trabalho 

Os vírus são seres vivos persistentes. Podem sobreviver em diversos ambientes, temperaturas etc. Sendo assim, eles certamente não serão eliminados passando um paninho na pia ou nas bancadas. Bactérias, fungos, mofo, vírus, esporos, fazem parte do meio ambiente e estão em todo lugar.

Use produtos de limpeza profissionais adequados para cozinhas industriais e respeite as instruções de uso.

Muitos dos microrganismos, porque temos que lembrar que ainda precisamos cuidar com todos os germes, não só o COVID-19, chegam até sua cozinha através dos próprios alimentos. Então não deixe de fazer a desinfecção das pias e bancadas frequentemente.

 

3.Suprimentos

Lave todos os suprimentos que chegarem antes de serem armazenados. Qualquer alimento que foi contaminado pelo vírus do COVID-19 ou qualquer outro microrganismo e que chegue na sua cozinha, pode contaminar outro alimento ou utensílio que toca, e assim numa reação em cadeia, a contaminação pode terminar no prato que você vai servir.

Podemos cuidar de tudo que entra na cozinha da melhor maneira. Deixar um espaço ou horário pro recebimento dos alimentos onde não entrem em contato com alimentos ou louças já limpos é uma boa opção. Lavar os alimentos e embalagens antes do armazenamento também.

 

 

4.Uso do desinfetante

O uso de desinfetante é muito comum e ele é um dos produtos químicos básicos de limpeza em todo lugar. Apesar disso, existe uma questão fundamental que é o seu uso correto. Na maioria dos lugares ele é aplicado como um limpador geral e não realmente para desinfecção.

Afirmamos isso porque o desinfetante tem um modo de aplicação com critérios e passos que devem ser seguidos pra que atue realmente desinfetando. Ao não seguir o modo de uso correto, você não só desperdiça o produto, como também coloca a saúde dos usuários em risco.

 

Alguns pontos importantes sobre a aplicação de desinfetantes são:

-Antes da aplicação dos desinfetantes é preciso fazer uma limpeza prévia

-É extremamente necessário aguardar o tempo de ação do produto

-Verificar se ele é seguro e adequado para o tipo de limpeza.

 

Você precisa desinfetar todos os locais agora então é importante que use produtos de qualidade, confiáveis e que os procedimentos sejam feitos da maneira correta.

Você pode conferir que desinfetantes usar aqui Coronavírus – Como fazer a desinfecção do trabalho e de casa

E pode conferir desinfetantes que a Guaira Clean oferece aqui

 

cozinha limpeza

 

Eliminando os riscos

Os padrões dentro das cozinhas de restaurantes devem ser altos, por isso o planejamento deve ser cuidadoso. Veja mais algumas dicas para deixar sua cozinha segura:

 

  • Lavar muito bem as mãos com água e sabão antes de mexer com os materiais da cozinha, especialmente louças, talheres e copos limpos;
  • Se estiver usando luvas, lave-as com água e sabão ou coloque um par novo a cada troca de tarefa;
  • Não empilhe louças molhadas, elas precisam secar antes;
  • Antes de deixar pra secar tire a água daquela partezinha do fundo dos copos e bowls que ficam de boca para baixo;
  • Armazene os copos como saem da lava-louças, de boca para baixo, para secarem direito e não acumularem sujeira dentro;
  • Verifique se as louças não ficaram com restos de alimento seco ou marcas de batom;
  • Não encoste nas partes das louças onde as pessoas vão comer ou beber;
  • Não seque nada com toalhas, deixe secar naturalmente no ambiente;
  • Se você tossir ou espirar durante o manuseio da louça, garanta que tudo que esteja potencialmente contaminado seja lavado novamente.

 

Não esqueça que para que a higiene pessoal e geral seja realizada frequentemente e que a segurança de todos seja mantida você também precisa garantir que os produtos como EPIs, sabonete, álcool gel, toalhas de papel e produtos de limpeza profissional sempre estejam disponíveis. Confira seu estoque regularmente.

 

Garantir a segurança pode dar trabalho, mas no final isso é necessário para operar uma cozinha limpa, segura e que se importa de verdade com o bem-estar de seus clientes.

 

Photos by Pexels and Unsplash

Coronavírus [COVID-19] – Higiene Pessoal nas empresas

Coronavírus [COVID-19] – Como fazer a limpeza da sua empresa corretamente

Coronavírus [COVID-19] – Materiais de limpeza e EPI’S – O que usar e como manter

Coronavírus [COVID-19] – Produtos e EPIs que as equipes de limpeza devem utilizar

Coronavírus [COVID-19] – Como fazer a desinfecção do trabalho e de casa