Um ambiente não higiênico pode causar reações negativas na equipe e embora as consequências sejam graduais, são inevitáveis.
Quando uma equipe não está contente com seu ambiente de trabalho que é desorganizado e não muito limpo, isso pode desestabilizar o clima geral.
Se os líderes ainda parecem não se importar muito com a situação e manter a qualidade do ambiente geral em segundo plano, enquanto suas salas e escritórios são organizadas e bem mantidas, pode gerar ainda mais desconforto entre a equipe.
A falta de limpeza gera resultados negativos
Disponibilizar recursos e estrutura que permita que os colaboradores trabalhem tranquilamente é essencial. Se as empresas querem e precisam que seus funcionários entreguem e sejam responsáveis por bons resultados, devem permitir que um ambiente favorável esteja disponível para apoiar essa expectativa.
Quando a equipe não tem os recursos ou é esperado que trabalhem em ambientes inadequados isso leva a ineficiência, baixa performance e falta de engajamento.
A falta de engajamento é especialmente negativa nas empresas porque, quando surge, pode se espalhar rapidamente. Uma equipe que não está feliz no trabalho provavelmente não vai contribuir de maneira positiva ou eficiente e as consequências podem ser sérias.
Limpeza e qualidade do ambiente de trabalho
Estudos indicam que a principal forma de melhorar o índice de engajamento nas empresas é focar no bem estar das pessoas.
E um dos principais fatores para o bem estar é o ambiente físico em que a pessoa trabalha. Um local limpo, organizado pode garantir melhora na produtividade, engajamento, e bem estar. Por outro lado, um ambiente ruim pode provocar consequências desagradáveis para equipe e empresa no geral.
Estudos mostram que o ambiente físico impacta no nosso bem estar psicológico direta e indiretamente. Os ambientes de trabalho geralmente são objetos de estudo para avaliar a qualidade das pessoas já que passamos tanto tempo usamos no trabalho ou pensando em trabalho. Considerando esses aspectos não deveria ser surpresa como esses ambientes podem afetar o nosso bem estar geral.
Tudo o que sentimos através dos nossos sentidos – ouvimos, vimos, cheiramos, tocamos e provamos impactam na percepção que temos do ambiente a nossa volta. Estar em um ambiente sujo, com cheiro ruim e desorganizado vai deixar as pessoas com muito pouca motivação para trabalhar na sua máxima performance. Afetando também o bem estar e possivelmente aumentando o giro de pessoal.
Saúde física e mental em jogo
Acima disso tudo está a saúde da equipe. E nesse caso, a saúde física e mental. Além de como vimos que o ambiente pode gerar reações negativas psicológicas como falta de motivação e infelicidade, mas também a baixa qualidade da limpeza e a exposição á grande quantidade de germes pode levar a maior ocorrência de doenças infecciosas entre os colaboradores.
Quando isso acontece, o foco passa a não ser mais no trabalho e no time, mas sim em como tornar o ambiente melhor para si mesmo. E isso pode sair caro para a empresa.
Por outro lado, a higiene e limpeza trazem resultados positivos ótimos para a organização e para o pessoal. Atestados por doença são reduzidos, a produtividade aumenta e o estresse também baixa. Assim, no longo prazo o custo a ser empregado com a limpeza e manutenção é bem menor do que o utilizado cobrindo os danos que essa falta traz.
Como a limpeza afeta a nossa mente?
Indo além de aparências e saúde física, espaços limpos e organizados também são essenciais para a saúde mental. Espaços bagunçados geração distrações que podem competir com a sua habilidade de processar informações e deixar um sentimento de inquietude.
Manter as coisas em ordem em casa e no trabalho não é só importante para manter a clareza do pensamento, mas também para sua saúde mental.
Um estudou¹ mostrou que pessoas que descreveram sua casa como bagunçada ou com projetos inacabados eram mais propensos a estarem fadigados e deprimidos. Quando comparamos com o trabalho, que é onde passamos grande parte de nossos dias e nossas vidas, é provável que isso também possa ser verdadeiro.
Locais desorganizados podem apresentar desafios nas horas onde é preciso concentração e fica difícil atingir seus objetivos durante um dia de trabalho.
Então, como é possível garantir todos esses resultados positivos? Para colocar em prática uma solução em longo prazo é preciso planejamento e consistência. Assim, você pode começar investigando quais são as necessidades da sua empresa e quais os recursos necessários para que esse plano funcione bem.
Lembre-se sempre que o objetivo é associar a qualidade estética da limpeza com os impactos na saúde e segurança de todos.
Então considere ações de limpeza e também de desinfecção, que vão cuidar de higienizar e também eliminar os germes que podem causar danos á saúde do seu pessoal.
Embora manter um sistema de limpeza e organização possa parecer difícil, não é. E com certeza vale a pena focar na construção de bons hábitos de limpeza em sua empresa.
A qualidade da limpeza e higiene do ambiente de trabalho não pode ser subestimada. A saúde física e mental da equipe depende dessa qualidade e isso é algo que deve ser prioridade. Faça uma observação da sua empresa e analise em que pontos podem melhorar para assegurar um ambiente saudável para todos que trabalham e o visitam.
¹ No place like home: home tours correlate with daily patterns of mood and cortisol https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19934011
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