Para quem trabalha no ramo de servir alimentos ter um ambiente perfeitamente limpo e organizado para receber seus clientes com segurança é o ideal.
Ás vezes pode parecer difícil chegar até esse ponto, mas temos algumas dicas para ajudar nessa tarefa.
Planejando e organizando
O dia a dia de uma cozinha comercial é movimentado e a rotina pode ser difícil de manter em meio a todo o caos. Para evitar esses problemas é que foram criados os planos de higienização.
Os planos de higienização são planos diários, semanais ou mensais de limpeza para você poder organizar seu comércio com maior praticidade.
O objetivo do plano de higienização é otimizar o uso do tempo da equipe, produtos de limpeza e o stress de ter que lembrar tudo que deve ser limpo.
Esse plano pode ser simples como uma tarefa por dia ou mais complexa como um plano completo que cubra todas as áreas que precisem ser higienizadas ao longo do ano. A complexidade vai depender apenas das suas necessidades.
Montando o plano
Fique tranquilo, fazer um planejamento eficiente e adequado desse não é uma tarefa difícil, e pode ser feita em apenas 4 passos!
Passo 1: Crie uma lista das tarefas principais
Antes de decidir quando limpar, determine o que deve ser limpo. Para isso, identifique as tarefas que são essenciais para manter o local limpo e organizado.
Exemplo: Fazer a limpeza do chão.
Passo 2: Crie uma lista das tarefas secundárias
Agora identifique as tarefas que são importantes, porém em segundo plano, para manter o restaurante limpo e organizado.
Exemplo:Tirar o pó dos móveis.
Passo 3: Determine a frequência das tarefas
Escolha a frequência para cada uma das tarefas: Prefere limpar tudo rapidamente todos os dias? Prefere dividir dia sim/ dia não? Uma vez por semana? Você decide conforme a necessidade que observa.
Não existe uma frequência pré-determinada para a limpeza, a correta é a que melhor se encaixar na sua rotina (melhor horário do dia) e sua necessidade de higienização (número de vezes por dia/ semana/ mês). Lembrando que o importante é que esteja em boas condições de higiene e aparência.
Exemplo: Fazer a limpeza do chão após cada turno de trabalho – ás 16 e 20:00 horas.
Passo 4: Complete seu plano
Esse passo é o mais simples! Depois que tiver decidido o que vai funcionar melhor para você, basta completar o planejamento que está disponível para download aqui ⇒ Plano de higienização
Neste arquivo você encontra uma tabela para anotação das atividades e da frequência: Download do seu Plano de higienização aqui!
Se você escolher utilizar este Plano de Higienização, será como o do exemplo abaixo, onde você vai completando as atividades a serem cumpridas correspondentes ao ambiente e á frequência.
Neste arquivo aqui, você encontra uma tabela para descrição das tarefas, produtos utilizados na limpeza, diluição e demais informações importantes para sua equipe! Baixe agora o Procedimento e rotina de higienização Guaira Clean
Se você escolher utilizar a tabela dos Procedimentos e Rotina de higienização, será como o do exemplo abaixo, onde você pode inserir várias informações que irão facilitar e tornar claro o modo como a limpeza deve ser feita. Nessa tabela você poderá informar:
-Equipamento ou ambiente a ser limpo (o nome deste campo pode ser alterado conforme sua necessidade);
-Frequência com que a limpeza deve ocorrer;
-Produtos utilizados na limpeza;
-Concentração ou diluição dos produtos;
-Tempo de ação dos produtos de limpeza;
-Procedimento ou passos que devem ser seguidos;
-Responsável.
Dicas:
-Você pode imprimir esta página e deixá-la fixa em algum lugar do estabelecimento para que toda a equipe responsável pela limpeza possa consultá-la.
-Outra opção é manter este arquivo em tablets ou smartphones para consulta.
Comece o seu plano hoje e alcance um nível superior na limpeza do seu negócio!
BOM DIA, TENHO UM BERCARIO DE EDUCACAO INFANTIL, TENHO DUAS FUNCIONARIAS NO SETOR DE LIMPEZA.
COM TURNOS DIFERENTES. UMA ENTRA AS 0:600 E AS OUTRA AS 0;800
E TENHO DIFICULDADES COM A LIMPEZA DA ESCOLA.
GOSTARIA DE SABER COMO MONTAR UMA ROTINA DIARIA SEM DEIXAR SERVICOS PARA O PROXIMO DIA.
NO AGUARDO
OBRIGADA
NO AGUARDO
Bom dia, Lisa
Não conheço sua rotina, mas tentei pensar em uma maneira prática para resolver este problema. Nesse caso, o primeiro passo seria fazer uma lista das limpezas que precisam ser feitas na escola diariamente. Depois disso, poderíamos estimar quanto tempo leva para realizar cada uma dessas tarefas. O terceiro passo seria criar uma tabela, onde a primeira coluna (começando da segunda linha) seria preenchida com o horário de trabalho das suas duas funcionárias, em uma tabela só, dividido de hora em hora. A primeira linha você pode nomear como “Horário” ou “Cronograma”.
Por exemplo:
Horário
06:00
07:00
08:00
09:00
.
.
A primeira linha das duas próximas duas colunas da tabela seriam preenchidas com o nome de cada funcionária.
E as linhas seguintes seriam preenchidas com as tarefas, respeitando o tempo de duração de cada uma. Tarefas que precisam das duas pessoas para serem realizadas irão se repetir nas linhas das duas colunas, outras poderão ser uma limpeza diferente para cada pessoa no mesmo horário, isso vai depender da dinâmica que vocês já têm e pretendem manter. Se acabarem as linhas dos horários e sobrarem tarefas…Então o problema é que realmente precisa de mais pessoas na equipe para dar conta delas.
Espero que esse esquema te ajude! Abraço, Bianca.