As lavadoras de louça são responsáveis pela higienização de louças e utensílios na maioria das cozinhas industriais, mas se elas não forem limpas, podem não cumprir essa função perfeitamente.
Porque a limpeza das lava-louças é importante?
A função de uma lava-louças todo mundo sabe. Mas você sabia que quando a limpeza, principalmente interna, dela é negligenciada a qualidade da lavagem da sua louça pode ser comprometida?
Este problema pode acontecer porque fazer ciclos consecutivos de lavagens sem a devida higienização gera acúmulo de restos de alimentos, bebidas e demais sujeiras que estivem nas louças.
Outro fato importante é que lavadoras que passam por essa limpeza regular, consequentemente não “estragam” com tanta frequência. A falta de limpeza é um fator que pode levar a lavagem ineficiente da louça e isso pode ser confundido com problemas na máquina.
O acúmulo de resíduos pode entupir os bicos de lavagem e enxágue presentes nos braços giratórios, e que são responsáveis por mandar os jatos de água para a higienização da louça. Nesse caso, com bicos entupidos, a água não pode sair, ou sai com menos intensidade e pressão, levando a uma lavagem ineficiente.
Acumular detritos no filtro da bomba por muito tempo também pode prejudicar a qualidade da água utilizada na lavagem e enxágue da louça.
O caso pode ser agravado quando a pré-lavagem da louça não ocorre. Sem pré-lavagem o entupimento dos bicos será bem mais frequente e a incrustação de sujeira na máquina também se acumulará mais rápido.
Frequência
A limpeza, tanto interna quanto externa, deve ser realizada diariamente. A limpeza externa também é interessante para não ocorra o acúmulo de gordura e poeira, contribuindo para a manutenção da cozinha como um todo. A limpeza pode ser feita após o término do dia de trabalho ou antes do início do primeiro turno.
Materiais
Os materiais necessários para a limpeza são apenas pano limpo, esponja macia e detergente neutro.
Precauções
Antes da limpeza sempre verifique se a máquina está desligada e fora da energia. Se não estiver, desligue no botão e desligue o disjuntor.
Não utilize materiais abrasivos e esponjas de aço para a limpeza.
Instruções gerais
Após desligar a lavora de louças, retire o dreno para que a água do tanque escorra. Com o tanque já sem água retire o filtro da bomba, os braços giratórios superiores e inferiores, os bicos de lavagem e enxágue e demais peças que forem removíveis em sua máquina.
Com a esponja e detergente faça a limpeza das peças, do interior e do exterior da máquina. Mas fique atento! Não use muito detergente, pois se sobrar resíduo pode gerar muita espuma dentro da máquina no próximo ciclo.
Se os bicos estiverem entupidos, use um objeto pontiagudo, como uma agulha, por exemplo, para desentupi-los enquanto ainda desmontados.
Veja o tutorial completo para limpeza de bicos de bicos aqui
Enxágue bem todas as peças.
Enxágue o interior do equipamento fazendo um ciclo de lavagem.
Após a limpeza e o enxágue, finalize passando o pano limpo.
Seguindo esses poucos passos diariamente você garante uma lavadora de louças limpa, que vai higienizar a louça de forma eficiente e que vai precisar de muito menos manutenção!